24 de maio de 1844 - Samuel F. B. Morse envia a primeira mensagem a distância através do telégrafo. O primeiro sistema de comunicação de longa distância que o mundo conheceu.
O que é
O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.
História do telégrafo
Telégrafo é um sistema que foi criado no século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias.
Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico na década de 1830. Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.
O telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.
Com o surgimento e disseminação do telefone, principalmente na primeira metade do século XX, o telégrafo foi sendo preterido.
Por mais conveniente que fosse o telégrafo, as pessoas sonhavam em escutar as vozes de entes queridos que morassem longe. Muito em breve outro instrumento de comunicação à distância foi inventado. Alexander Graham Bell, um professor e inventor que trabalhava com os surdos, e ficou fascinado com o estudo do som. Em 1875, Bell descobriu uma maneira de converter ondas sonoras para uma corrente ondulatória que poderia ser carregada através de fios. Isto o ajudou a inventar o telefone. A primeira conversa telefônica foi inadvertida, entre Bell e Watson, seu assistente no quarto ao lado. Após derramar um pouco de ácido, Bell falou “Sr. Watson, venha cá, por favor. Preciso de você.” Ele patenteou o seu aparelho no mesmo ano.
O serviço telefônico no começo não era portátil e conveniente como o de hoje em dia. No início, telefones eram conectados em pares. Você só podia ligar para uma pessoa, e essa pessoa só podia ligar para você. A central telefônica mudou tudo isso. A primeira central foi criada em New Haven, Cannecticut em 1878. Ela permitia que os assinantes se ligassem entre si. Operadores tinham que conectar as ligações, mas em 1891 uma central automática foi inventada.
Alguns problemas tinham que ser resolvidos antes que a telefonia à longa distância pudesse funcionar. O principal problema era que o sinal enfraquecia com a distância, desaparecendo se as linhas telefônicas eram compridas demais. Uma solução foi encontrada em 1912, com uma maneira de amplificar sinais elétricos, e ligações telefônicas transcontinentais passaram a ser possíveis. Um teste aconteceu em 1914, e no próximo ano, Bell, que estava em Nova Iorque, ligou para Watson, que estava em São Francisco. Ele disse a mesma coisa que ele tinha dito durante a primeira conversa telefônica. A resposta de Watson? “Vai me levar cinco dias para chegar aí agora!”
kkkkk
ResponderExcluir